FAQ Plano de Saúde vs Coronavírus

Diante a pandemia do COVID-19, muitas perguntas são feitas em relação aos planos de saúde. Pensando nisso, nós da Compare Seguros, elaboramos uma FAQ, com as principais dúvidas.

Confira abaixo todas as perguntas e respostas, e para saber mais entre em contato com um de nossos consultores, através dos nossos canais de comunicação.

  • Meu plano de saúde é obrigado a cobrir o exame, internação e tratamento para o novo coronavírus?

    Sim, no dia 10/03/2020 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu o exame para diagnóstico do novo coronavírus no Rol de procedimentos obrigatórios a todos os planos de saúde regulamentados.

    Referente ao tratamento da doença e internação a ANS assegura que todos os beneficiários possuem direito, de acordo com as carências e segmentação do plano de saúde contratado (ambulatorial e hospitalar).
 
  • Qual plano de saúde oferece a melhor cobertura para o tratamento do novo coronavírus em São Paulo? Se o cliente houver entre 6 e 12 meses de plano anterior, recomendamos que ele migre para o plano da Trasmontano (Atualmente o único com carência reduzida para internação) por conta da promoção de carência reduzida.Todos os planos de saúde da Trasmontano estão com carência reduzida para novos beneficiário, até mesmo a linha de produtos Sênior da operadora. * Promoção válida até o final deste mês. Além disso a Trasmontano credenciou os laboratórios Lavoisier, Delboni e Femme e tem o seu principal hospital, o IGESP, que é um dos maiores e melhores hospitais da América Latina.
 
  • Qual plano de saúde oferece a melhor cobertura para o tratamento do novo coronavírus no Rio de Janeiro?No estado do Rio de Janeiro, a Compare Seguros recomenda a contratação de um dos planos de saúde da SulAmérica, que oferece uma extensa rede credenciada no estado, desde o plano mas simples da operadora. Os planos de saúde da SulAmérica são reconhecidos em todo o território nacional e oferece redução de carência para novos beneficiários em diversas situações.
    • Qual plano de saúde possui a menor carência para atendimento completo em casos de coronavírus?

      Em São Paulo, a operadora de planos de saúde Trasmontano está disponibilizando a redução de carências em todos os seus convênios médicos, inclusive o Sênior. Por isso, até o momento, os planos de saúde Trasmontano são os mais indicados para a população de São Paulo.

 

    • Quais são as carências para os procedimentos relacionados ao coronavírus?
      1. Urgência e emergência –
      em 24 horas após a assinatura do contrato do seu plano, com a cópia do mesmo você terá atendimento no pronto-socorro de um hospital credenciado pelo seu convênio, assim o beneficiário terá o 1° atendimento com diagnóstico do exame do coronavírus e todos os medicamentos para melhorar os sintomas;
      2. 12 horas de acompanhamento –
      Em casos emergências os clientes terão direito a um acompanhamento médico durante 12 horas;
      3. Internação –
      Em casos onde há necessidade de internação, por conta do período de carência (normalmente de até 6 meses) para esse tipo de procedimento, o cliente será transportado para uma unidade de saúde pública especializada no tratamento do coronavírus.
    • Tenho um plano de saúde, mas ele não me oferece todo o suporte necessário contra o novo coronavírus, posso migrar para outro plano de saúde e obter redução de carências?

      Sim, se você estiver há mais de 12 meses no seu plano de saúde atual e o novo plano for congênere a ele, você poderá obter a redução de carências.

      Porém, existem duas maneiras de obter a migração de plano de saúde com redução de carências, a primeira é seguindo as orientações da ANS, onde o novo plano de saúde não pode ser superior ao anterior, em relação ao preço.

      A segunda maneira é um pouco mais simples, o novo plano de saúde precisa ser congênere ao anterior e será necessário no mínimo 06 meses de permanência no plano para solicitar a carta de permanência.


    • Como saber se eu já passei do período de carência do meu plano de saúde atual?
      Se você tem um plano de saúde com mais de 6 meses de permanência ou se você tem um plano de saúde com menos de 6 meses porém realizou sua redução de carência.
  • Estou com suspeita de coronavírus, quando devo procurar um hospital credenciado pelo meu plano de saúde?

    Pelo fato dos sintomas do novo coronavírus serem muito similares aos de uma gripe comum, é recomendado que o paciente com suspeita da doença fique em casa nos primeiros dias, isolado e tomando bastante líquido.

    Mas, ao notar sintomas respiratórios, como a falta de ar, procure um pronto-socorro de algum hospital credenciado pelo seu plano de saúde. Não se esqueça, use uma máscara descartável para ir ao pronto-socorro ou qualquer outro local público se você estiver com sintomas da doença.

  • Após contratar o meu novo plano de saúde em quanto tempo posso receber atendimento para coronavírus?
    O primeiro passo é estar atento às recomendações do Ministério da Saúde e só procurar um hospital caso os sintomas do coronavírus se manifestem.

    Sabendo disso, por se tratar de uma situação de emergência/urgência você poderá receber atendimento em pronto-socorro após 24 horas da contratação do seu novo plano de saúde.